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O behaviorismo e as Filas Ranqueadas.

Introdução ao Meta. Pt 1

Bom primeiramente vou resumir muito brevemente e muito vagamente o que é psicologia comportamental. O comportamento nada mais é que uma série de estímulos e respostas.

Ou seja, ele pode ser fabricado, induzido, manipulado e controlado, vamos parafrasear com as Filas Ranqueadas de League of Legends agora.

Quando as pessoas jogam League of Legends, elas estão investindo tempo em algo, quando você investe tempo em qualquer atividade (no caso lol) você espera retorno (vencer) quando você não atinge retorno, algumas pessoas sentem a necessidade de verbalizar a insatisfação ou sublimar (agir) a insatisfação, ergo temos os Rages, Trash Talk e Trollagem.

Agora a parte que mais tem a ver com isso é algo que se chama condicionamento operante: Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente. Ou seja, se um jovem dá trash talk e não é punido, ele com certeza vai dar de novo entenderam? Por isso é inquestionável a importância do Report nos jogadores tóxicos. É o mesmo principio do mentiroso que conta mentiras e não é pego então ele vai continuar mentindo.

Também faz parte do comportamento de Soloq o notável efeito Dunning-Kruger que se define como: É o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.

Este efeito é o fundamento de um jogo competitivo como o league of legends, jogadores se acham superiores mesmo sendo incompetentes e injustiçados por isso criam a ilusão de que são melhores que os outros e isso impede que eles cresçam e melhorem.

Concluindo, o comportamento tóxico das Filas Ranqueadas se dá do fato de que os jogadores podem ser tóxicos e há pouca punição e pouco reforço para mudar (a própria comunidade é omissa, esquecendo de reportar ou de corrigir um jogador tóxico) , logo o comportamento tóxico é reforçado e incentivado através da impunidade e apatia de outros jogadores.

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